O programa está 100% alinhado com as competências elencadas pela BNCC e tem como objetivos o desenvolvimento da autoconsciência, da autogestão, da consciência social, de habilidades de relacionamento e de tomada de decisão responsável.
O desenvolvimento de competências socioemocionais é o perfeito aliado para as escolas na criação de um ambiente de aprendizagem mais seguro e afetivo, promovendo o respeito mútuo e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas dos(as) estudantes, não apenas dentro da sala de aula, mas também ao longo de suas vidas.
Um diferencial do Soul Socioemocional é uma unidade exclusiva voltada para a prevenção ao bullying - um problema que pode e deve ser endereçado na escola.
A unidade de Prevenção ao Bullying é fundamentada nas mais recentes pesquisas. Além de aulas para estudantes, inclui a formação de educadores(as) e funcionários(as) das escolas, com o objetivo de ensinar a todo ecossistema escolar técnicas para identificar o bullying e agir adequadamente.
O Soul Socioemocional é a adaptação brasileira do Second Step, renomado programa socioemocional criado pelo Committee For Children, ONG americana com mais de 40 anos de história.